Ribeirão Preto abrange uma área de 650,37 km², com 615.576 habitantes e uma taxa geométrica de crescimento anual da população de 2000 a 2010 em 1,83% a.a. e uma participação no PIB do estado em 1.39%, se constituindo num pólo de atração das atividades comerciais e de prestação de serviços. Conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre as 100 melhores cidades para construir carreira profissional no Brasil, Ribeirão Preto está na 17ª posição.
A participação da cidade na exportação do Estado avaliado no ano de 2009 foi de 0,51%, abrigando unidades de algumas empresas multinacionais, tais como Nestlé, 3M, Microsoft, entre outras.
Ribeirão Preto é considerada um dos principais pólos de turismo de negócios do país, tanto que foi escolhida pelo Ministério do Turismo, entre quatro cidades do Estado de São Paulo e outras 64 localidades de todo o Brasil, como indutora do desenvolvimento turístico regional.
Uma das principais âncoras turísticas do centro ribeirãopretano, é a Choperia Pingüim e o Teatro Pedro II, prédios históricos e tombados, que convidam os clientes a uma viagem no passado.
A maior parte das faculdades de Odontologia está localizada no sudeste e sul do país, em Ribeirão Preto temos a FORP/USP e a UNAERP, sem contar na região com cidades como Franca, Araraquara, dentre outras que possuem faculdades na área. O setor industrial é igualmente forte e alavancado por Empresas como Dabi Atlante, Gnatus, entre outras. Hoje, na cidade de Ribeirão Preto temos em torno de 3.000 cirurgiões dentistas, entre eles especialistas em Reabilitação Oral, Periodontia e Implantodontia.
Tendências Mercadológicas do Setor na Região:
O ano de 2011 marca o início de uma nova década e, no decorrer dela, certamente, muitas transformações estarão acontecendo. Novas tecnologias, processos e métodos, o aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação do mercado, a aplicação de modelos de gestão diferenciados, tendências que indiquem a evolução do relacionamento entre operadoras, prestadores de serviços e consumidores, entre outras novidades e abordagens que formarão o novo cenário daqui pra frente.
Uma nova tendência é o turismo médico e odontológico, onde muitas pessoas que visitam o Brasil por diversos motivos em paralelo aproveitam a oportunidade para cuidar de sua saúde, inclusive dos dentes, dado a qualidade do atendimento que consegue aqui é muitas vezes superior ao encontrado lá fora e com o custo muito inferior. Com a previsão para o ano de 2011 da chegada do aeroporto internacional na cidade tem-se um cenário de crescimento e desenvolvimento na área turística e industrial favorecendo o mercado de trabalho.